


Para o lançamento internacional das marcas na feira TRANOI, as designers levaram para Paris uma família de produtos inspirada na viagem que os imigrantes japoneses fizeram ao Brasil a bordo do navio Kasato Maru em 1908. A coleção celebra o contato entre as duas culturas e a sugestão “plástica” e poética do oceano, suas ondas, movimentos e cores. Em sintonia com o espírito da cultura hafu, a co-branding agrega ainda a experiência das duas designers numa linha especial de kimonos produzidos a partir de tecido descartado pela indústria. Para criá-los, Jana Tahira e Agustina Comas se basearam num conceito conhecido no Japão por “Mottainai”, que pode ser traduzido como não-desperdício: “É o respeito à essência das coisas, evitando desperdício de qualquer natureza, seja ele material, emocional e, inclusive, espiritual”, diz Jana Tahira

Os kimonos foram confeccionados a partir do ORICLA, tecido criado pela Comas, feito de ourelas provenientes do corte de tecido plano. “O que motivou a criação deste produto foi a busca por uma solução a um problema muito presente na indústria de confecção: o descarte de resíduos têxteis após o corte das peças. Toneladas destes resíduos são gerados nas fábricas de confecção”, diz Agustina Comas. “O kimono é uma peça versátil, fácil de compor um look e ainda de tamanho único, que veste todo mundo, em diferentes momentos da vida. Escolhemos trabalhar com poucas e boas modelagens, que produzimos com diferentes tecidos para conseguir diferentes efeitos. Com criatividade, o kimono pode ser usado de infinitas maneiras, de dia, de noite, ou dentro de casa”, completa Jana Tahira.