VOCÊ SABE O QUE É UPCYCLING ?

 

De alguns anos pra cá, o mercado da moda vem passando por mudanças significativas na forma de criar e produzir roupas. Preocupados com o impacto da indústria têxtil estilistas nas principais cidades do mundo, vem quebrando os paradigmas tradicionais desse universo. Algumas das alternativas encontradas por esses designers são o uso de matérias-primas não poluentes, roupas multi-funcionais, design sem resíduos (zero waste) ou reaproveitamento do material descartado pela industria tradicional, abordagem escolhida pela Comas, o upcycling.

Upcycling é o processo de transformar materiais ou produtos descartados ou deixados a margem, em novos produtos agregando valor e sentido àqueles utilizados como matéria prima.  O termo foi cunhado por McDonough e Braungart, autores dos livros “Cradle to Cradle” e “The Upcycle”.

Na produção da Comas aproveitamos as características originais dos produtos descartados, que são nossa matéria prima. Investimos design e energia em cima do que já está pronto, transformamos e agregamos valor, dessa forma devolvemos novos produtos para o mercado. Em outras palavras, é dar um UP no ciclo dum produto que tinha sido marginalizado ;)

 

Ao falarmos em upcycling, não podemos deixar de mencionar dois processos similares: reciclagem, onde os produtos são processados para se tornarem matéria prima para a produção do mesmo produto original (ex: latas de alumínio) edowncycling, onde os materiais recuperados são transformados em um produto de menor valor (ex: roupas que se transformam em cobertores para moradores de rua, conheça mais com o filme Unravelhttps://vimeo.com/193725563).

Unravel from Aeon Video on Vimeo.

 

+ + + Upcycling na Prática + + +

Nossa matéria prima são camisas que por terem pequenos (e às vezes grandes) defeitos, não chegam no mercado. Todos os dias as fábricas descartam produtos que não passam pelos controles de qualidade e muitas peças são deixadas de lado. Pra nós, essa sobra é matéria-prima.

 

Duas camisas são transformadas e ressignificadas na Saia Universal. Os principais elementos das peças originais  (o corpo da camisa e colarinho) foram conservadas e utilizados como recurso de design para a nova peça.

 

A sobra nos inspira!

Saludos.

 


Compartilhe esta postagem