VOCÊ SABE O QUE É UPCYCLING ?

 

De alguns anos para cá, o mercado da moda vem passando por mudanças significativas na forma de criar e produzir roupas. Preocupados com o impacto da indústria têxtil, estilistas das principais cidades do mundo vêm quebrando os paradigmas desse universo. Algumas das alternativas encontradas são o uso de matérias-primas não poluentes, roupas multifuncionais, design sem resíduos (zero waste) ou reaproveitamento do material descartado pela indústria tradicional, abordagem escolhida pela Comas.

Upcycling é o processo de transformar materiais ou produtos descartados ou deixados à margem em novos produtos, agregando valor e sentido àqueles utilizados como matéria-prima. O termo foi cunhado por McDonough e Braungart, autores dos livros “Cradle to Cradle” e “The Upcycle”.

Na produção da Comas aproveitamos as características originais dos produtos descartados, que são a nossa matéria-prima. Incorporamos design e energia aos produtos e devolvemos novas peças ao mercado. Em outras palavras, damos um UP no ciclo de um produto que tinha sido marginalizado ;)

Ao falarmos em upcycling, não podemos deixar de mencionar dois processos similares: a reciclagem, em que os produtos são processados para se tornar matéria-prima para a produção do mesmo produto original (como acontece com as latas de alumínio, por exemplo), e downcycling, em que os materiais recuperados são transformados em um produto de menor valor (como roupas que se transformam em cobertores para moradores de rua).  

Para saber mais, veja o filme Unravel: https://vimeo.com/193725563).

Unravel from Aeon Video on Vimeo.

 

+ + + Upcycling na Prática + + +

Nossa matéria-prima são camisas que por terem pequenos (às vezes grandes) defeitos não chegam ao mercado. Todos os dias as fábricas descartam produtos que não passam pelos controles de qualidade e muitas peças são deixadas de lado. Para nós, essa sobra é matéria-prima.

 

Duas camisas são transformadas e ressignificadas na Saia Universal. Os principais elementos das peças originais (o corpo da camisa e o colarinho) são conservados e utilizados como recurso de design para a nova peça.

 

A sobra nos inspira!

Saludos.

 


Compartilhe esta postagem