Capacitação em Upcycling da Comas, ministrada no marco do projeto Empreendedoras da Moda Florianópolis

O objetivo deste relatório é apresentar os resultados da Capacitação em Upcycling da Comas, ministrada no marco do projeto Empreendedoras da Moda Florianópolis 2018/19. O trabalho teve início em setembro de 2018 e foi concluído em junho de 2019. Realizado pelo Instituto Lojas Renner, o projeto Empreendedoras da Moda tem como objetivo fomentar o empoderamento da mulher na cadeia têxtil. Alinhada a esse princípio, a capacitação ofereceu às empreendedoras parceiras ferramentas, reflexões sobre design e sustentabilidade e conhecimentos técnicos de confecção. A Capacitação em Upcycling da Comas também se pautou por um conceito norteador: o de criar uma nova cadeia produtiva que repensa as peças e resíduos do varejo e da confecção, como matéria prima e fonte de desenvolvimento econômico. O projeto também contou com a parceria da Aliança Empreendedora, a quem coube complementar os trabalhos, fornecendo aos contemplados treinamento em gestão empresarial.

 

Peças finais desenvolvidas pelos grupos 

Armário coletivo desenvolveu uma coleção de aventais feitos a partir de calças jeans. Desde o início da capacitação, o grupo tinha muito claro que queria trabalhar transformando calças jeans por ser um material resistente e duradouro tanto pela qualidade quanto pelo estilo.

 

Trama Ética. Ao ser um  grupo diverso, achar o estilo e o tipo de produto foi um grande desafio. As meninas mais jovens do grupo tomaram as rédeas no assunto de estilo e criaram as peças num estilo jovem e contemporâneo. Foi criada uma família de peças a partir de camisetas esportivas. A desconstrução e o aproveitamento máximo, conceitos transmitidos na capacitação, foram materializados nos produtos da família: um kimono bem desconstruído (nem se percebe que foi feito a partir  de duas camisetas), um vestido, uma saia e um macaquinho onde se aproveitaram ao máximo acabamentos e costuras das peças originais. O resultado, peças originais e ao mesmo tempo comerciais que podem ser combinadas entre elas.

 

Mulheres do Jardim. Jo e Nice conseguiram se desconstruir do ponto de vista do processo criativo e de desenvolvimento. A formação delas é em corte e costura tradicional e puderam utilizar o know how de costura e artesanato para desenvolver, a partir de camisas masculinas,  uma coleção de peças mãe e filha. Também fizeram uma série de camisetas customizadas utilizando pintura em tecido, bordado e apliques. A ideia das peças mãe e filha surgiu a partir dos exercícios de painéis de inspiração, da criação com desenho e das discussões grupais. Com o produto realizado buscaram, mediante as combinações, detalhes e acabamentos, transmitir uma sensação de família, um conceito que ficou bem evidente no painel de inspiração das Mulheres do Jardim. 

Sobre o processo, foram comprometidas com a premissa do método, conseguiram produzir quase sem desperdício, aproveitando todas as partes das peças.

 

Video do projeto Empreendedoras da Moda Florianópolis, realizado pelo instituto Lojas Renner

 


Compartilhe esta postagem